100% energia renovável e carbono zero

Mais de 150 corporações globais assumiram uma meta de ser 100% energia renovável, destaca o Programa RE100.

Existem pelo menos três caminhos possíveis para que as empresas alcancem uma meta de operar com 100% energia renovável: geração própria, aquisição de energia no mercado livre e compra de certificados de energia renovável. Também é possível se tornar um Autoprodutor de Energia Independente, para geração e consumo próprio de energia, conforme regulamenta a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Com base nessas possibilidades, a ECarbon faz uma avaliação inicial na empresa e propõe um plano de ação estratégico para alcançar a meta de energia 100% renovável e carbono zero. O Estudo também se aplica a projetos isolados, como edifícios net zero energy, net zero carbongreen buildings, entre outros.

Em todo o mundo, mais de 150 corporações globais assumiram uma meta de ser 100% energia renovável (Programa RE 100) até 2030-2050. E agora, essas mesmas empresas irão cobrar da sua cadeia de fornecimento (supply-chain) o mesmo compromisso. Entre as corporações que fazem parte do RE100, destacam-se: Google, Apple, BMW, Tetrapak, Danone, Facebook, HP, Kellogs, Mars, entre outras.

Além disso, mais de 400 corporações estabeleceram uma meta de emissão zero até 2050, através da adesão ao Programa Science Based-Target, organizado e mantido pelo WWF, WRI, Pacto Global, CDP, empresas e investidores de diversas partes do mundo.

A ECarbon está alinhada a todos esses programas e sua metodologia de trabalho permite ao seus clientes implementar ações em energia renovável que resultem em zero emissão de carbono.

Daniel Ohnuma